domingo, 27 de janeiro de 2013

Sinalizador foi causa de incêndio que matou 194 em boate na Argentina


 O incêndio em uma casa noturna de Santa Maria (RS), que deixou pelo menos mais de cem mortos na madrugada deste domingo, faz relembrar outras duas tragédias causadas pelo uso de sinalizadores durante festas e shows de rock em outros países.

Em 30 de dezembro de 2004, a Argentina ficou de luto após 194 pessoas morrerem na discoteca República Cromagnon, no bairro de Once, em Buenos Aires. A tragédia foi causada por um sinalizador usado pela banda Callejeros, que queimou o forro do teto.

A boate não tinha saídas de emergência, o que dificultou a saída dos frequentadores. Os familiares das vítimas acusaram o governo da cidade de Buenos Aires de falhar na fiscalização das casas noturnas, o que provocou o impeachment do então chefe de governo, Aníbal Ibarra.

Amigos e parentes das vítimas fizeram um santuário em frente à discoteca. 

Duas quadras da rua Bartolomeu Mitre na região do desastre ficaram fechadas por oito anos e foram liberadas no ano passado quando o governo da capital fez um desvio para preservar o local da tragédia.

Os cinco integrantes da banda Callejeros foram condenados em 2011 a até 11 anos de prisão. O dono da República Cromagnon, Omar Chabán, cumpre pena desde 2009 a 20 anos de prisão.

Devido ao incidente, o governo argentino passou a exigir a colocação de saídas de emergência em casas noturnas devidamente indicadas para evitar tragédias. Também foi proibido o uso de fogos de artifício em shows e festas, o que era comum em concertos no país.

RÚSSIA

Em dezembro de 2009, um incêndio em uma casa noturna de Perm, no leste da Rússia, deixou 141 mortos e milhares de feridos. As chamas também foram provocadas por fogos de artifício que foram usados dentro da boate.

Os donos e dirigentes da boate foram presos por homicídio e violação das normas de segurança e prevenção do incêndios. O diretor da empresa que instalou os fogos também foi condenado a cinco anos de prisão.

Após a tragédia, o governo russo anunciou controles extras às discotecas, auditórios, casas de shows e outros espaços similares.

FOLHA DE S. PAULO