quarta-feira, 6 de março de 2013

Cortejo fúnebre de Chávez começa a percorrer ruas de Caracas

O cortejo fúnebre do presidente venezuelano Hugo Chávez iniciou nesta quarta-feira seu percurso pelas ruas de Caracas até a Academia Militar, na presença de familiares, dirigentes e de milhares de seguidores que choravam a morte de seu chefe de Estado.


O caixão, coberto pela bandeira venezuelana, iniciou seu percurso na entrada do hospital militar e, apoiada nele, a mãe do falecido, Elena Frías, chorava desconsolada ao som do hino nacional venezuelano.

Após uma breve oração, o caixão foi colocado em um carro fúnebre e iniciou uma lenta marcha pelas ruas de Caracas, protegido por membros da Guarda de Honra, comprovou a agência de notícias AFP.

O vice-presidente Nicolás Maduro, vestido com um casaco esportivo com as cores venezuelanas, avançava na frente do carro, junto ao líder boliviano, Evo Morales.

Milhares de seguidores, muitos vestidos com camisas vermelhas, a cor do chavismo, acompanhavam o cortejo, decorado com vários ramos de flores brancas e amarelas, enquanto outros o observavam a partir das varandas dos edifícios.

O hino venezuelano voltou a tocar novamente, desta vez com a voz de Chávez gravada e entoada por todos os presentes.

O cortejo chegará à Academia Militar, onde ficará instalada, até sexta-feira, a capela com o corpo do presidente que morreu na terça-feira aos 58 anos, vítima de um câncer.

O chanceler venezuelano, Elias Jauá, informou que é esperada a presença de "cerca de dez mandatários" para o funeral de Chávez em Caracas, onde já estão os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, e do Uruguai, José Mujica.

FOLHA DE S. PAULO