segunda-feira, 15 de abril de 2013

Tráfico humano avança na União Européia e menos são punidos, diz relatório


A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE), anunciou que o número de casos de tráfico de pessoas registrado nos 27 países do bloco vem aumentando de forma acentuada, embora menos criminosos tenham sido condenados pelo crime.
Em seu primeiro relatório sobre o tema, a Comissão revela que a maioria das cerca de 23 mil vítimas entre 2008 e 2010 são menores e mulheres, e que a maioria sofre exploração sexual. A cada ano, foi registrada uma tendência de alta.
A Comissária de Assuntos Internos do órgão, Cecilia Malmström, disse que provavelmente o que chega aos registros das autoridades é apenas a ponta de um iceberg, e a situação pode ser pior.
Malmström disse que os países da UE precisam agir para reverter o problema e advertiu que ela não irá hesitar em adotar medidas contra aqueles que não o fizerem.
Até agora, apenas seis dos 27 países-membros da UE implementaram as normas europeias para coibir o tráfico humano, concebidas para facilitar o indiciamento dos responsáveis e a proteção às vítimas.
BBC BRASIL