News by Twitter - Share this blog on your social networks

Monday, December 28, 2015

Fundo do poço: Brasil tem o pior desempenho industrial do mundo

Raquel Landim
Folha


O Brasil está na lanterna da indústria global. A produção do setor registrou o pior desempenho no terceiro trimestre entre mais de 130 nações, que representam 95% da indústria no mundo. A indústria brasileira recuou 11% em relação ao mesmo período do ano passado. No fechado do ano, a queda deve ser de cerca de 8%.

O estudo foi feito pelo Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) com base em dados reunidos pela Unido, órgão das Nações Unidas que também estuda o desenvolvimento industrial.

O resultado brasileiro é muito pior que a média da indústria global, que subiu 2,7% na mesma comparação. Nos países desenvolvidos, a produção industrial se recupera da crise e cresceu 1,2% no terceiro trimestre, enquanto nos países em desenvolvimento a alta foi de 5%.

PIOR DESEMPENHO

A América Latina tem o pior desempenho por região (-3,2%). Na América do Norte, houve alta de 1,8%, e, na Europa, de 2%. Na África, onde a indústria é incipiente, houve estagnação (0,1%).

###


NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Não há nenhuma novidade nessa espantosa reportagem. Há anos a economia do país entrou numa fase sinistra e a indústria mergulhou em queda livre. Já estamos em fase de desindustrialização e o governo simplesmente se fechou em copas. Para arranjar dinheiro barato, só resta o BNDES, que atende apenas aos amigos do Rei (ou da Rainha, aquela que não reina e finge que governa). Esta é a nossa realidade. (C.N.)


Tribuna da Internet