Marck Zuckerberg, o criador da rede social Facebook, foi eleito pela revista Time como a personalidade do ano de 2010, anunciou a publicação nesta quarta-feira.
A revista justificou a escolha destacando a maneira com que o site alterou a forma de as pessoas se relacionarem.
"Por conectar mais de meio bilhão de pessoas e mapear as relações entre elas; por criar um novo sistema de trocar informações; e por alterar a forma com que vivemos nossas vidas, Mark Elliot Zuckerberg é eleito a personalidade do ano de 2010 da Time", indica a publicação em seu site.
No artigo que acompanha o anúncio do prestigiado prêmio, a "Time" relembra a história da criação do site, tema também do filme "A Rede Social", atualmente em cartaz no Brasil.
A ideia surgiu em 2004 quando Zuckerberg era um estudante da Universidade de Harvard.
"Quase sete anos atrás, em fevereiro de 2004 (...) ele começou um serviço na web a partir do seu dormitório (...). Este ano, o Facebook adicionou seu 550.000.000º membro. Uma em cada 12 pessoas no mundo tem uma conta no Facebook. Elas falam 75 línguas e coletivamente gastam mais de 700 bilhões de minutos no Facebook todo mês", aponta a revista.
De acordo com a "Time", em menos de sete anos o americano conseguiu unir a humanidade criando uma entidade quase duas vezes maior do que os Estados Unidos em número de pessoas.
"O Facebook uniu o tecido social da vida dos americanos, e não só dos americanos mas também da vida humana: praticamente metade de todos os americanos tem uma conta no Facebook, mas 70% de seus usuários vivem fora dos EUA. É um fato permanente da realidade social global", complementa.
Apesar de ter surgido como uma "diversão" entre universitários, o site de relacionamento social não só transcendeu a esfera estudantil e on-line, como transformou o próprio tempo em que foi criado, defende a revista.
Para a "Time", a humanidade vive agora a "era do Facebook", e Marck Zuckerberg foi o homem que "nos trouxe até aqui".
CRIADOR DO WIKILEAKS
Apesar de Zuckerberg ter sido eleito pela equipe da revista, seus leitores, no voto popular, optaram pelo criador do WikiLeaks, Julian Assange, como a personalidade do ano de 2010.
Assange, que está preso em Londres, no Reino Unido, por acusações de assédio sexual e estupro, bateu personalidades como Lady Gaga, o presidente americano, Barack Obama, e os 33 mineiros resgatados no Chile.
Segundo a "Time", Assange recebeu 382.024 dos 1.249.425 votos, em um primeiro lugar folgado. O segundo lugar ficou com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, com 233.639 votos.
Veja o resultado da votação popular:
1 - Julian Assange (fundador do WikiLeaks)
2 - Recep Tayyip Erdogan (premi ê turco)
3 - Lady Gaga (cantora)
4 - Jon Stewart e Stephen Colbert (humoristas)
5 - Glenn Beck (apresentador de TV americano)
6 - Barack Obama (presidente americano)
7 - Steve Jobs (presidente-executivo da Apple)
8 - Mineiros chilenos (os 33 resgatados de San José)
9 - Desempregado americano
10 - Mark Zuckerberg (criador do Facebook)
11 - Liu Xiaobo (dissidente chinês, vencedor do Nobel da Paz)
12 - Sarah Palin (estrela do movimento ultraconservador Tea Party)
13 - David Cameron (premiê britânico)
14 - Hu Jintao (presidente da China)
15 - Robert Gates (secretário de Defesa dos EUA)
16 - Imã Feisal Abdul Rauf (escritor e líder religioso muçulmano)
17 - Nancy Pelosi (presidente da Câmara dos Deputados dos EUA)
18 - Craig Venter (biólogo americano especialista em genoma humano)
19 - Arne Duncan (secretário de Educação dos EUA)
20 - Elizabeth Warren (advogada e assessora financeira de Obama), Mary Schapiro (presidente da U.S. Securities and Exchange Commission) e Sheila Bair (presidente da U.S. Federal Deposit Insurance Corporation)
21 - David e Charles Koch (empresários americanos)
22 - LeBron James (jogador de basquete)
23 - Jonathan Franzen (escritor americano)
24 - Tony Hayward (ex-presidente-executivo da British Petroleum)
25 - Hamid Karzai (presidente do Afeganistão) Folha Online