sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Órgão dos EUA vê irregularidades em refinaria da Petrobras

A Administração de Segurança e Saúde Laboral dos Estados Unidos citou a refinaria da petroleira estatal brasileira Petrobras em Houston, Texas, por 21 violações de segurança que podem se converter em penalidades de até US$ 115,6 mil, segundo comunicado da agência.

A refinaria, que é operada pela Pasadena Refining System Inc., uma subsidiária de Petrobras, não teria previsto suportes para sustentar os dutos nem construído andaimes de forma apropiada ou assegurou atualização dos procedimentos de operação, entre outras violações, de acordo com o comunicado.

Um porta-voz de Petrobras não comentou o assunto.

A estatal brasileira passou em 2009 a deter 100% da refinaria, que tem capacidade de 100 mil barris diários de petróleo.

A empresa tem 15 dias para contestar as citações da agência norte-americana.

RECORDE

Ontem, a Petrobras anunciou que bateu três recordes na produção média mensal, anual e diária de petróleo em dezembro. Segundo a estatal, a companhia deve encerrar o ano com um patamar de produção de 2,003 milhões de barris/dia. O recorde anterior era de 1,970 milhão de barris/dia, em 2009.

Apesar do volume superior ao de anos anteriores, o resultado deste ano ficou abaixo da meta anunciada pela própria companhia, de alcançar 2,1 milhões de barris/dia. Neste ano, a Petrobras enfrentou problemas em plataformas como a P-33 que chegou a ser interditada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) por condições inadequadas na operação da unidade. Na P-35 foi registrado um princípio de incêndio.

A petroleira atribuiu o crescimento da produção à entrada em operação ao longo do mês de dezembro de cinco novos poços na bacia de Campos. Eles permitiram acrescentar mais de 100 mil barris/dia à produção da Petrobras no Brasil. A companhia destacou ainda o nível de eficiência operacional atingido pelas unidades estacionárias de produção.

Outros fatores responsáveis pela expansão da produção foram o desempenho de campos de petróleo localizados em áreas maduras das regiões Norte, Nordeste e do Estado do Espírito Santo. Nos últimos anos eles apresentavam tendência declinante de produção, mas alcançaram uma média de produção de cerca de 213 mil barris de petróleo por dia neste ano por meio de esforços de revitalização.

No último dia 27, a empresa bateu recorde diário de produção, com um total de 2,256 milhões de barris. Folha Online