A empresa de segurança em internet Trend Micro considerou o Google como o site mais perigoso de 2010, segundo relatório divulgado pela companhia no começo desta semana e pelo site The Next Web.
A imensa popularidade da ferramenta de buscas, diz a companhia, fez com que cibercriminosos usassem-na para esquemas de posicionamento de links no topo das buscas (também conhecido como Google Bomb, o fenômeno consiste em indução das buscas a partir de colocação de links e palavras-chave em blogs e sites) que direcionavam usuários a links maliciosos e propagandas perigosas via ferramenta Adsense (que elenca os links patrocinados da companhia).
Já o sistema de blogs Wordpress foi eleito como o software de internet mais perigoso devido à fragilidade --se não houver manutenção constante no site, criminosos podem se infiltrar nos blogs e roubar informações.
O sistema operacional Apple OS X figura como o mais arriscado --em novembro, a companhia lançou um pacote de 650 Mbytes para sanar várias vulnerabilidades.
O Facebook vem como a rede social mais perigosa, devido a ataques às contas e de phising (fraude que rouba dados diversos do usuário, a partir de propagandas falsas). Folha Online