quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Setor privado dos EUA surpreende com a criação de 297 mil vagas em dezembro

A economia dos Estados Unidos ganhou 297 mil vagas no mercado de trabalho privado de novembro para dezembro, segundo o relatório da consultoria de recursos humanos ADP, divulgado nesta quarta-feira. Em novembro, foram abertas 92 mil vagas (dado revisado). Os dados são ajustados sazonalmente.

A alta de dezembro é a 11ª consecutiva, com média de geração de 47 mil postos de janeiro a outubro.

O aumento surpreende positivamente o mercado que estimava a abertura de 100 mil vagas e indica melhora na maior economia do mundo, que tem hoje 9,8% da população desocupada, 15,1 milhões de pessoas. O governo norte-americano divulga o saldo das vagas no setor público na próxima sexta-feira (3).

Segundo a consultoria, dezembro é usualmente um mês de declínio do desemprego, "mas depois do meio do ano um forte crescimento foi verificado, com destaque para a indústria e para todos os tamanhos de empresas" reportados pelo relatório. Em setembro foram criadas 29 mil vagas; em outubro, 79 mil; em novembro, 92 mil.

O maior aumento na criação de empregos ocorreu nas empresas médias (144 mil vagas), seguida pelas pequenas (117 mil) e, em último, as grandes empresas (36 mil). Folha Online