O empresário industrial está menos otimista no começo desse ano. De acordo com pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o índice de confiança dos empresários do setor passou de 67,8 pontos em fevereiro de 2010 para 61,8 pontos neste mês. Na comparação com janeiro, a queda foi um pouco menor, de 0,2 pontos.
Segundo a metodologia adotada pela CNI na pesquisa, o índice de confiança do empresário industrial utiliza uma escala de zero a cem pontos, sendo que resultados acima de 50 pontos denotam otimismo e, abaixo desse patamar, pessimismo.
De acordo com os técnicos da CNI, a queda na confiança é resultado do resfriamento da atividade econômica nos últimos meses. Na comparação com fevereiro do ano passado, o otimismo dos empresários está menor em todos os portes de empresas, em todas as regiões do país e nos ramos de atividade.
A pesquisa da CNI foi realizada entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro junto a 1.839 empresas, das quais 1.028 pequenas, 561 de médio porte e 250 grandes. Folha Online