quinta-feira, 31 de março de 2011

Denúncias envolvendo PMs por supostas agressões em estudante geram surpresa em Jaguarão



As denúncias de racismo envolvendo um estudante baiano da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se tornaram o principal assunto das ruas de Jaguarão.

Nos bares, rodas de conversas e até mesmo em enquetes de emissoras de rádio, a polêmica é a mesma: os quatro PMs indiciados por agressões a Helder Santos Souza, 25 anos, cometeram ato de racismo ao abordar um grupo integrado pelo universitário.

O estudante reclama que depois que fez a queixa começou a receber cartas anônimas de supostos PMs, ameaçando-o de morte.

A denúncia de Souza abalou os jaguarenses, ciosos de sua fama hospitaleira. Mesmo quem tem tradição de militância nos movimentos sociais, como a vereadora Thiara Gimenez Oliveira (PT), colega de Souza no curso de História, questiona os reais riscos enfrentados pelo estudante.

— Abordagens truculentas ocorrem em todo Brasil. Não é algo específico da fronteira. Ele está vendendo uma imagem de Jaguarão que não corresponde com a verdade — opina Thiara.

Incomodada com a dimensão que o caso tomou a promotora de Justiça Cláudia Rodrigues Pegoraro reproduz o que ouve na comunidade.

— As pessoas dizem que ele quer transferência de volta à cidade dele, na Bahia — comenta Claudia. Zero Hora