sábado, 30 de abril de 2011

Corpo do escritor Ernesto Sábato será velado em Santos Lugares

O corpo do escritor argentino Ernesto Sábato, que morreu neste sábado aos 99 anos, será velado a partir das 17h no Clube dos Defensores de Santos Lugares, na Argentina, informam parentes ao jornal "Clarín".

De acordo com a publicação, o escritor frequentava o o clube pelas manhãs para jogar partidas de dominó com os amigos.

Sábato, um dos maiores nomes da literatura argentina, estava há vários anos praticamente cego e se mantinha recluso em sua residência na cidade de Santos Lugares.

Nos últimos dias uma bronquite complicou seu estado de saúde, afirmou sua companheira, Elvira González Fraga, em entrevista à imprensa local.

O escritor, que nasceu na cidade de Rojas em 24 de junho de 1911, obteve o título de doutor em Física em 1938 pela Universidade Nacional de La Plata, mas deixou a carreira científica nos anos 40 para se voltar à literatura com a publicação da compilação de ensaios "Alguém e o Universo".

O reconhecimento internacional veio em 1961 com "Sobre Heróis e Tumbas" e a consagração definitiva ocorreu em 1974 com "Abadon, o Exterminador", que completam a trilogia iniciada com "O Túnel" (1948), adaptada ao cinema em 2006. FOLHA