sexta-feira, 29 de abril de 2011

Turco que atirou em João Paulo 2º está 'feliz' com beatificação

O turco Mehmed Ali Agca, que tentou matar o papa João Paulo 2º em 13 de maio de 1981, disse estar "muito feliz" com a beatificação do pontífice, agendada para o próximo domingo (1º).

Em entrevista à ANSA, por telefone, Agca afirmou estar "muito feliz com a beatificação do meu caro irmão João Paulo 2º".

"Queria participar da cerimônia de beatificação na praça São Pedro, mas o governo italiano não me deu permissão [para entrar no país]", contou o turco.

"Eu, Ali Agca, proclamo João Paulo 2º a melhor pessoa do século passado. Espero, em um futuro próximo, poder visitar o túmulo do pontífice e o Santuário de Fátima", acrescentou.

Em 13 de maio de 1981, Ali Agca atirou contra João Paulo 2º em plena praça São Pedro, no Vaticano. O polonês Karol Wojtyla, que morreu em 2005 aos 84 anos, ficou gravemente ferido na ocasião, sobretudo devido aos disparos que o atingiram na região do abdome.

O turco foi detido em flagrante e, em 2000, foi extraditado da Itália para a Turquia, onde permaneceu preso por outros crimes cometidos antes do ataque contra João Paulo 2º, como o assassinato de um jornalista.

Ali Agca ficou, ao todo, 29 anos e dois meses na prisão. Ele foi solto em 18 de janeiro de 2010. ANSA/FOLHA