O humorístico "Escolinha do Gugu" reestreou ontem na Record com média de 12 pontos na Grande São Paulo, e deu a vice-liderança isolada à Record.
A atração chegou a ter picos de 18 pontos em alguns minutos, se aproximando do líder Fausto Silva, na Globo (cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande SP).
Com formato igual à extinta "Escolinha do Professor Raimundo", de Chico Anysio (Globo), a instituição de "ensino" da Record põe na classe humoristas da velha geração, como Geraldo Magela, Castrinho e Marcos Plonka; ex-humoristas da Globo, como Paulo Cintura; e ainda aspirantes, como Geisy Arruda e Mary Alexandre.
O programa entrou no ar por volta das 18h, para bater de frente, semanalmente, com o programa "Eliana", do SBT.
A provável estratégia da Record é tentar tirar ibope (público) do SBT até as 19h, horário em que a "Escolinha do Gugu" termina. Isso faria Eliana entregar o programa com ibope mais baixo para Silvio Santos, que entra nesse horário.
Com isso, Silvio teria mais dificuldade para elevar novamente a audiência nas horas seguintes, até obter os dois dígitos (média entre 10 e 12 pontos nas últimas semanas).
Em 2011, o horário nobre do domingo tem sido o dia mais disputado entre as emissoras, quando a diferença entre as três primeiras (Globo, Record, SBT) é a menor da semana.
Além disso, há a concorrência do "Pânico", na RedeTV!, que eventualmente até disputa o primeiro e segundo lugares. A Globo, no entanto, ainda é líder com folga nessa faixa horário.
Ainda mais quando o ibope das 18h é "turbinado" pelo futebol.
No último domingo, por exemplo, das 18h à 0h, a Globo teve 18 de média, contra 10 de Record e SBT; e 5 da RedeTV!. FOLHA