terça-feira, 17 de maio de 2011

Lucro do Wal-Mart sobe puxado por vendas fora dos EUA

O Wal-Mart apresentou nesta terça-feira um aumento maior que o esperado no lucro trimestral, equilibrado por fortes vendas em países fora dos Estados Unidos, onde ainda segue sob pressão e em que registrou a oitava queda seguida em vendas pelo conceito mesmas lojas.

O maior grupo varejista do mundo está bastante atento ao ambiente econômico, com os preços de combustíveis e a inflação influenciando o desempenho nos EUA, seu maior mercado.

A companhia teve lucro de US$ 3,4 bilhões, ou US$ 0,98 por ação, no trimestre encerrado em 30 de abril, acima dos US$ 3,3 bilhões, ou US$ 0,87 dólar por papel, de um ano antes.

As vendas cresceram 4,4%, para US$ 103,42 bilhões, superando a projeção do mercado de US$ 102,93 bilhões.

As vendas mesmas lojas --que consideram aquelas com pelo menos 12 meses de atividade-- nos EUA caíram 1,1%, em linha com a expectativa da companhia de queda de até 2% e um pouco melhor que o recuo de 1,3% previsto por analistas.

"Reconhecemos que ainda temos trabalho a fazer e crescimento de vendas segue como a principal prioridade para mim e todo o time do Wal-Mart", disse o presidente-executivo do grupo, Mike Duke, em nota.

A queda nas vendas foi decorrente sobretudo de menor frequência dos consumidores às lojas, enquanto a média gasta por eles cresceu.

A varejista projeta, para o próximo trimestre, lucro de US$ 1,05 a US$ 1,10 por ação, contra US$ 0,97 um ano antes. Já as vendas mesmas lojas nos EUA devem oscilar entre queda de 1% e alta de 1%. REUTERS/FOLHA