A informação é oficial: O Helicóptero modelo Esquilo AS 350, que foi batizado como João Donato, não pode operar em buscas noturnas. ac24horas chegou a esta informação depois de constatar que a aeronave comprada para fortalecer o sistema de segurança pública, saúde e defesa social não havia sido utilizada nas buscas da quadrilha de roubo e seqüestro na região do 2º distrito de Rio Branco.
- O helicóptero só foi acionado pelo CIOSP na manhã do dia seguinte ao sequestro, pois o mesmo não possui farol para buscas noturnas – disse o secretário Ildo Renir.
O Helicóptero que vinha sendo utilizado no Acre era de propriedade do governo de Mato Grosso. Segundo a assessoria de imprensa do governador Tião Viana [PT] a aeronave foi cedida à policia acreana para testes visando uma possível aquisição de equipamento similar.
“Pra seu governo” [informativo impresso sob a responsabilidade do governo do Acre], edição 32, apresenta em sua página 3 as normas para uso do helicóptero Harpia 01. De acordo com a portaria, o CIOSP pode acionar a aeronave sem autorização prévia, desde que não seja no período noturno.
AÇÃO DO MPF/ACRE - O senador Jorge Viana, do PT, vem sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal pelos indícios de superfaturamento na compra do helicóptero Esquilo, da Helibrás, pelo governo do Estado, na época, Binho Marques, também petista.
A investigação tem dois viés: o primeiro é um inquérito civil público pedindo o ressarcimento dos recursos supostamente gastos além do preço real da aeronave.
O segundo é o inquérito policial, que apura a responsabilidade pela venda do helicóptero.
AC24HORAS