quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cientistas estudam corais para produzir pílulas de proteção solar


Cientistas planejam utilizar o sistema de defesa natural dos corais contra os raios ultravioletas (UV) para produzir uma pílula de proteção solar para consumo humano.

Uma equipe da universidade King's College, de Londres, visitou a Grande Barreira de Corais da Austrália para entender os processos genéticos e bioquímicos por trás do dom inato desses invertebrados marinhos.

Ao estudarem algumas amostras da espécie ameaçada de coral Acropora, os cientistas acreditam poder reproduzir em laboratório os principais componentes responsáveis pela proteção solar.

Os testes com pele humana devem começar em breve. E, antes de desenvolver uma versão em forma de comprimido, a equipe liderada pelo professor Paul Long pretende testar uma loção contendo os mesmos componentes encontrados no coral.

Para isso, os pesquisadores vão copiar o código genético dos corais para criar os componentes e colocá-los, em laboratório, dentro de bactérias que possam se reproduzir rapidamente, a fim de proporcionar uma produção em grande escala.

"Nós não poderíamos e não queremos usar o coral já que ele é uma espécie ameaçada", disse Long.

CORAIS E ALGAS

Segundo o professor, sabe-se há algum tempo que os corais e algumas algas podem proteger-se dos raios ultravioletas em climas tropicais ao produzir seus próprios filtros solares, mas não se sabia como isto ocorria até agora.

"O que nós descobrimos é que as algas que existem dentro dos corais produzem um componente que acreditamos ser transportado para o coral, que então o transforma em um protetor solar, tanto para benefício próprio quanto para a alga", afirma Long.

"Isto não só os protege dos danos dos raios UV, mas notamos que os peixes que se alimentam do coral também se beneficiam dessa proteção solar, então isto é claramente passado na cadeia alimentar".

Isto pode ocasionar, em algum momento, que as pessoas possam desenvolver uma proteção solar interior para sua pele e seus olhos ao tomar um comprimido contendo esses componentes.

TESTES EM PELE

"Assim que nós recriarmos os componentes, poderemos colocá-los em uma loção e testá-la em pedaços de pele descartados depois de cirurgias plásticas", diz Long.

Outro objetivo de longo prazo do estudo, financiado pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Biotecnológicas e Biológicas britânico, é observar se os processos também podem ser usados para desenvolver a agricultura sustentável nos países em desenvolvimento.

Os componentes naturais de proteção solar encontrados nos corais podem ser usados para produzir lavouras tolerantes aos raios UV, capazes de suportar a incidência do sol em climas tropicais.

BBC BRASIL/FOLHA