sábado, 27 de agosto de 2011

Divulgados nomes dos 5 mortos em acidente com bonde no Rio de Janeiro


Foram divulgados na noite deste sábado os nomes dos mortos no acidente com um bonde ocorrido no Rio de Janeiro durante a tarde.

Os mortos são Claudia Lilian Almeida Fernandes, João Batista Soares, Ivone da Silva, Maria Eduarda Nunes e o maquinista Nelson Correa da Silva. As idades das vítimas não foram divulgadas.

O acidente ocorreu em Santa teresa, região central do Rio e deixou cinco mortos, e 57 feridos, dez deles em estado grave. Dentre os feridos estão americanos, franceses e uma portuguesa. O bonde tinha capacidade para 44 pessoas - 32 sentadas e 12 em pé.

O bonde fazia a linha Paula Matos-Centro e descarrilhou. Ele continuou andando mesmo descarrilhado por cerca de 50 metros, até se chocar com um poste, na esquina da Rua Joaquim Murtinho, no Largo do Curvelo, região central do Rio. O bonde ficou totalmente destruído.

Moradores dizem que o acidente foi uma tragédia anunciada. "Os bondes antigos estão em estado precário de conservação e os VLT têm problemas para fazer as curvas do bairro. O que aconteceu é uma tragédia anunciada, não nos surpreende", disse o advogado Abaeté Mesquita, 32, diretor da Amast (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa).

"Quem mora aqui e usa o bonde no dia-a-dia, como transporte público, sabe e vê a situação precária", diz.

O secretário estadual de Transportes do Rio, Julio Lopes, esteve no local do acidente no início da noite e disse que o governo vai "apurar responsabilidades com toda a transparência".

"Vamos pedir a instituições como o Crea [Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro], para ajudar na apuração do acidente".

A Secretaria de Transportes suspendeu a circulação dos bondes por tempo indeterminado.

FOLHA