terça-feira, 27 de setembro de 2011

Produção de açúcar e álcool cai 31%


As usinas de açúcar e álcool do centro-sul do país deixaram de produzir 31,13% de álcool hidratado (usado diretamente nos veículos) no acumulado da safra deste ano, em comparação à produção até agosto no ano anterior.

No período, a frota de veículos flex do país cresceu 103,84%, pressionando a demanda pelo álcool, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

A queda na produção de hidratado significa que 4,28 bilhões de litros deixaram de abastecer as bombas dos postos, informou a Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar).

Em 2010, foram produzidos 13,75 bilhões de litros até o fim de agosto, mas neste ano a moagem rendeu somente 9,47 bilhões de litros.

Segundo a Unica, a redução da produção de álcool se deve ao baixo rendimento da moagem de cana-de-açúcar, que produziu 10,18% a menos que no ano passado.

Para evitar o desabastecimento de combustível, as usinas têm priorizado a produção de álcool anidro que, misturado à gasolina, abastece os veículos, flex ou não.

O crescimento do anidro foi de 14,35% - 83,22 milhões de litros a mais.

"As usinas fizeram isso para evitar desabastecimento. Tínhamos que colocar mais 11 bilhões de litros de álcool hidratado no mercado, mas houve a quebra da safra", disse Sergio Prado, representante da Unica em Ribeirão Preto (313 km de SP).

De acordo com Prado, a baixa produção deste ano é atribuída à falta de investimento nos últimos anos em renovação de lavouras (com a cana mais velha, o rendimento é menor) e ao clima.

Com isso, a escassez do produto foi sentida nas bombas e fez com que o preço do etanol se elevasse, tirando a vantagem de abastecer com esse combustível em vez da gasolina. Segundo a Unica, a queda nas vendas do hidratado foi de 17,07% em relação ao mesmo período do ano anterior, ou seja, 10,06 bilhões de litros a menos.

FOLHA