sábado, 24 de setembro de 2011

Satélite da Nasa se desintegra durante queda na Terra


O satélite de 6 toneladas adentrou a atmosfera na madrugada de sábado, quebrando-se e, possivelmente, espalhando destroços no Canadá, segundo a Nasa.

Houve relatos no Twitter de detritos caindo sobre Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do Canadá, provavelmente os restos do Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), que estava em órbita há 20 anos.

Os cientistas foram incapazes de identificar a hora exata e o local onde o UARS retornaria à Terra devido a quedas imprevisíveis do satélite através da atmosfera superior. A reentrada deveria ter ocorrido entre 0h45 e 1h45 (horário de Brasília).

Com 10,6 m de comprimento e 4,5 m de diâmetro, o UARS estava entre os maiores ônibus espacial a cair descontroladamente através da atmosfera, embora seja uma versão slim do laboratório espacial de 75 toneladas da Nasa que caiu na Terra em 1979.

O UARS foi enviado ao espaço em 1991 com o Discovery em uma missão para estudar a atmosfera terrestre, principalmente a camada de ozônio.

FOLHA