sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rio transborda e água ameaça região central de Bancoc


A água que alaga o planalto central da Tailândia avança nesta sexta-feira em direção ao centro de Bancoc, inundando zonas do norte e do leste próximas ao rio Chao Praya, indicaram as autoridades da capital.

"Os transbordamentos em alguns pontos do Chao Praya inundaram áreas pelas quais o rio passa, embora mais tarde uma parte desta água tenha voltado ao leito do rio", informou o governo de Bangcoc em comunicado.

Até o momento, a situação é relativamente normal no centro da cidade, onde há pouco tráfego e a maioria dos estabelecimentos comércios está aberta. As inundações, segundo as autoridades, "continuam sérias nos distritos do norte de Bancoc e em outros três situados no leste da capital".

Milhares de pessoas abandonaram a capital tailandesa depois que o governo declarou cinco dias de férias por emergência. Desde que as águas chegaram ao perímetro da capital, nesta semana, as autoridades locais ordenaram a retirada da população de três dos 50 distritos em que está divida a metrópole, onde vivem 12 milhões de pessoas.

Em mensagem dirigida à população, a chefe do governo, Yingluck Shinawatra, disse que zonas da capital permanecerão inundadas por até um mês, com a água alcançando o nível máximo de 1,5 metro.


As inundações, consideradas as piores na Tailândia em mais de 50 anos, deixaram 377 mortos e obrigaram 113 mil pessoas a procurarem abrigo em centros de amparada disponibilizados pelo governo.

O desastre, que causou destruição no valor de US$ 6 bilhões, começou no final de julho com o transbordamento de rios e pântanos no norte e na região central do país por causa das copiosas chuvas da monção e de três tempestades tropicais seguidas.

Há pelos menos 2,5 milhões de desabrigados e mais de 700 mil pessoas receberam atendimento médico por infecções e outras doenças contraídas por contato ou consumo de água contaminada.

EFE/FOLHA