quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Desabamento de prédio em Salvador deixa quatro pessoas feridas

A chuva que castiga Salvador desde a manhã de terça-feira (8) provocou o desabamento de um prédio residencial de três andares na tarde desta quarta-feira.

Segundo os bombeiros, uma mulher foi retirada dos escombros com vida e outras três pessoas foram atingidas por partes do prédio que desabou. Todos foram levados ao hospital com ferimentos.

Inicialmente, os bombeiros haviam divulgado que duas pessoas haviam sido retiradas dos escombros.

No início da noite, havia a suspeita de que um outro morador estivesse sob os escombros, mas a possibilidade foi descartada. Tudo o que sobrou do imóvel, localizado no Massaranduba, bairro popular da Cidade Baixa, foi uma montanha de entulho e aço retorcido.

Em toda a cidade, outros dez imóveis desabaram nesta quarta-feira, sem registro de feridos, incluindo duas casas de uma encosta no bairro Santo Antônio, centro histórico de Salvador. De acordo com a Defesa Civil, elas não tinham valor histórico.

O órgão não divulgou uma estimativa de quantas pessoas ficaram desabrigadas. Apenas na encosta do Santo Antônio, cerca de cem pessoas deixaram suas casas.

Durante a tarde, elas realizaram um protesto contra a decisão da prefeitura de evacuar casas da região. Uma avenida foi bloqueada, e o trânsito ficou lento na região.

Em toda a capital baiana, 17 imóveis ruíram parcialmente e outros 50 correm risco. A chuva provocou também mais de 200 deslizamentos em encostas.

A cidade registrou ainda problemas de infraestrutura. Dezenove bairros ficaram sem água durante a manhã, mas o abastecimento foi reestabelecido à tarde. Outros cinco bairros ficaram sem energia elétrica.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva na cidade já começou a diminuir, mas há previsão de que o tempo permaneça instável pelos próximos três dias.

Segundo o instituto, da manhã de terça até a manhã de hoje caíram 96,7 mm de chuva, mais de 80% do índice previsto para todo o mês.

FOLHA