quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Polícia divulga lista de 13 suspeitos de participar de roubo a Itaú

A Polícia Civil de São Paulo divulgou hoje uma lista com 13 suspeitos de participação do roubo à agência do Itaú, na Avenida Paulista, em agosto deste ano. O crime é considerado um dos maiores do gênero no país.

Três suspeitos estão presos e o restante do grupo está foragido. Do trio preso, dois eram funcionários ligados ao sistema de segurança do Itaú -o vigia da agência e um funcionário do setor de monitoramento de alarmes.

O delegado Rodolpho Chiarelli Junior, do Deic (departamento especializado em roubos), disse que há a suspeita da participação de mais pessoas nesse crime. "Pode chegar a uns 20 integrantes"

Os suspeitos presos são o vigia Nivaldo Francisco de Souza, que trabalhava no banco na noite em que aconteceu o assalto, e o analista Cleber da Silva Pereira, funcionário da central que controla os alarmes das agências do Itaú.

Os apontados como líderes da quadrilha são Francisco Rodrigues dos Santos, Alessandro Fernandes e João Paulo dos Santos.

Eduardo Gomes Bonfim de Lima, Davidson Pereira de Moraes, Anderson Gomes da Silva, Jair Alves de Souza, Marco Antonio Matta, Marco Antônio Rodrigues dos Santos, Evandro Sudário Marques e Wagner dos Santos.

PLANEJAMENTO

A polícia diz que o grupo planejou esse roubo por cerca de um ano. Nesse período, conseguiram aliciar os funcionários e conseguiram informações privilegiadas do funcionamento do banco. "Disseram para o vigia que ele iria ganhar muito dinheiro", disse delegado.

Foram violados nessa ação 171 cofres. Desses, 142 tinham objetos dentro entre joias, relógios e dinheiro. Estima-se que mais de R$ 30 milhões foram levados.

O grupo ficou cerca de dez horas dentro da agência. Entraram na noite de sábado e saíram na manhã de domingo. Apenas parte dos bens levados foram recuperados.

FOLHA