sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Marinha israelense intercepta dois barcos que iam para Gaza

Militares da Marinha israelense subiram a bordo de dois barcos que transportavam ativistas pró-palestinos rumo à faixa de Gaza, nesta sexta-feira, em desafio ao bloqueio israelense do território controlado por islamistas.

Os militares disseram em comunicado que a embarcação canadense "Tahrir" e a irlandesa "Saoirse" seriam levadas ao porto israelense de Ashdod.

"Soldados da Marinha israelense operaram conforme planejado, e tomaram todas as precauções necessárias para garantir a segurança dos ativistas a bordo das embarcações e a própria segurança", disse o comunicado. Uma fonte militar afirmou que ninguém ficou ferido durante a operação.

Esta é a 11ª tentativa de romper por mar o bloqueio de Israel à faixa de Gaza. O bloqueio foi imposto em 2006, reforçado um ano depois e aliviado há cerca de um ano e meio, por causa de pressões internacionais após um ataque militar israelense que matou nove ativistas turcos.

O organizador do navio canadense, Ihab Lotayef, insistiu na necessidade desta nova iniciativa porque os habitantes da faixa de Gaza "querem solidariedade e não caridade", e "apesar da ajuda humanitária ser útil, eles ainda são prisioneiros sem liberdade de movimentos".

Huwaida Arraf, outra participante, explicou que a campanha, batizada de "Freedom Waves to Gaza" (Ondas de Liberdade a Gaza), enviará outras expedições marítimas nos próximos meses.

REUTERS/FOLHA