terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BC americano endurece regras para grandes bancos


O Federal Reserve (banco central dos EUA) comunicou nesta terça-feira que os maiores bancos americanos e demais instituições financeiras terão que elevar seu capital em reserva, de modo a aumentar a proteção contra eventuais choques financeiros.

A proposta deve afetar os bancos com ativos acima de US$ 50 bilhões. 

Haverá regras ainda rígidas para companhias com ativos superiores a US$ 500 bilhões, a exemplo do JP Morgan Chase, o Goldman Sachs e o Citigroup.

Autoridades do Fed não informaram imediatamente quando as novas regras devem ser implementadas, mas que a versão final da nova regulamentação será publicada somente depois que os responsáveis incorporarem as críticas do público externo.

O BC americano estabeleceu um prazo de 90 dias para o debate.

Os bancos se manifestaram contra as regras mais duras, sob o argumento de que exigências de reservas maiores devem afetar a capacidade de fazer empréstimos das instituições.

As regras mais duras são parte da nova legislação proposta pela lei Dodd-Frank, aprovada no ano passado. Mas reguladores internacionais do setor bancário sediados em Basileia (Suíça) também se manifestaram nesse sentido, tendo em vista principalmente instituições financeiras de âmbito global.

ASSOCIATED PRESS/FOLHA