terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Moody´s alerta para desafios 'crescentes' do Reino Unido


A agência de avaliação de risco Moody´s manteve a qualificação máxima para a dívida soberana do Reino Unido (AAA), mas alertou que problemas como a crise da eurozona reduzem a margem de manobra do país.

A Moody´s afirmou nesta terça-feira em seu informe anual a respeito da situação do crédito da economia britânica, em que não necessariamente promove mudanças no "rating" (nota de risco de crédito) do país.

Apesar de manter a melhor nota possível para a dívida do Reino Unido, a agência avisou que a nação enfrenta "desafios enormes e crescentes".

Entre eles citou o aumento do seu déficit (despesas maiores que receitas) e dívida públicos desde 2008, as perspectivas mais débeis de crescimento econômico e os riscos derivados dos demais países da zona do euro.

Tudo somado, segundo a Moody´s, indica que o Reino Unido tem uma "capacidade reduzida de absorver futuros choques macroeconômicos e fiscais sem que haja consequências" para sua qualificação.

A dívida pública do Reino Unido ronda 80% do PIB, e o deficit supera os 10%, o terceiro pior registro entre todos os 27 países que fazem parte da União Europeia, logo abaixo da Irlanda e da Grécia.

ASSOCIATED PRESS/FOLHA