quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Câmara de Porto Alegre rejeita mudar nome da Avenida Castelo Branco


A Câmara de Porto Alegre rejeitou nesta quarta-feira uma proposta que mudaria o nome da Avenida Castelo Branco, batizada assim em homenagem ao presidente do regime militar.

Doze vereadores votaram a favor do projeto e outros 16 foram contra. Para ser aprovado, seria preciso 24 votos.

A proposta foi encaminhada por vereadores do PSOL, que queriam que a avenida passasse a se chamar "Legalidade", em lembrança à mobilização pela posse de João Goulart na Presidência em 1961.

O partido argumentou que não se deve homenagear um presidente de um regime "autoritário" e "marcado por crimes contra a humanidade". 

Humberto de Alencar Castello Branco foi o primeiro presidente do período militar, de 1964 a 1967.

Manifestantes favoráveis à mudança foram à Câmara para pressionar e levaram placas com a inscrição "Avenida da Legalidade". Os debates duraram mais de duas horas.

Um dos líderes do grupo contra a alteração foi o vereador João Carlos Nedel (PP). Em discurso, ele citou leis que entraram em vigor no governo Castello, como o Código Florestal e a que criou o Banco Central.

"Ele [o presidente] modernizou o país e ninguém se lembra disso", disse Nedel, 69.

A ideia de mudar nomes já vingou em outros municípios do país. Em São Carlos (SP), há dois anos, o nome de uma rua batizada de Sérgio Fleury, em referência ao policial que atuou na repressão militar, foi trocado para Dom Helder Câmara.

FOLHA