sábado, 31 de dezembro de 2011

Chávez diz que 2012 será melhor e que nocauteará oposição


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, previu neste sábado que 2012 será melhor em todos os aspectos para seu país e que se manterá no cargo que ocupa desde 1999 porque ganhará "por nocaute" as eleições de outubro.

Durante uma transmissão por rádio e televisão, a propósito de um ato de entrega de casas, Chávez não duvidou que será reeleito, mas reiterou que reconhecerá uma possível derrota e exigiu o mesmo da oposição.

No plano político disse que o país "está estabilizado" e que a economia deixou para trás um período de desaceleração e se encaminha rumo a um crescimento sustentado.

Na véspera, o Banco Central da Venezuela havia anunciado que o crescimento da economia nacional durante 2011 foi de pelo menos 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Neste contexto, o governante ressaltou que "o melhor está por vir", em alusão principalmente à certificação internacional que comprova que a Venezuela possui a maior reserva mundial de petróleo, com 297 bilhões de barris.

Atualmente, a Venezuela produz diariamente 2,97 milhões de barris e exporta 2,5 milhões, dos quais 1,5 milhão de barris são enviados aos Estados Unidos e outros 500 mil para a China.

EFE/FOLHA