quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dois jornalistas suecos são considerados terroristas na Etiópia


Dois jornalistas suecos, presos durante um confronto na Etiópia, foram considerados culpados pela Justiça local de terrorismo e entrada no país sem autorização legal. A informação foi dada por um porta-voz do governo etíope, Shimeles Kemal.

Kemal afirmou que os dois jornalistas "são acusados de envolvimento em atividade terrorista e de terem apoiado e concedido ajuda profissional a terroristas", além da "entrada em um Estado soberano sem visto ou autorização legal".

Johan Perrson e Martin Schibbye estão detidos em território etíope desde 1º de julho deste ano. De acordo com a legislação do país, a pena combinada para tais crimes pode chegar a até 18 anos e meio de prisão para cada um dos réus. A sentença será anunciada na próxima semana.

Quando foram presos, Persson e Schibbye estavam perto da fronteira com a Somália, com o grupo rebelde da ONFL (Frente Nacional de Libertação de Ogaden), que, desde sua criação, em 1984, luta pela independência de Ogaden, região do sudeste da Etiópia.

Na ocasião, um confronto entre o grupo guerrilheiro e o Exército etíope deixou 15 mortos e seis feridos, incluindo os jornalistas.

FOLHA