sábado, 31 de dezembro de 2011

Etíope elege São Silvestre como sua conquista mais importante


A vida de Tariku Bekele é correr. Das pessoas, frequentemente. Irmão mais novo do fundista e recordista mundial Kenenisa Bekele, o etíope de 24 anos começou a se destacar aos 16, quando foi o segundo colocado nos 3.000 m do Mundial Juvenil, em Sherbrooke, no Canadá, título que ele conquistaria três anos mais tarde, em Pequim, na China.

Mas a maior glória veio em 2008, quando se tornou campeão mundial adulto na distância, em Valência, na Espanha. Só que para Bekele, a vitória na São Silvestre, foi a mais importante da sua carreira.

"Eu estou me sentindo muito sortudo", disse, para depois completar. "Havia muitos corredores fortes hoje e estou um pouco surpreso com o meu resultado", afirmou ele, que chegou ao Obelisco do Ibirapuera após 43min35s - marca inferior em 0min23s do recorde da prova, que pertence ao queniano Paul Tergart, em 1995.

Bekele não deu chances aos favoritos Marílson Gomes dos Santos e Martin Lel. Desde o começo assumiu a liderança e disparou na frente.

"Não esperava, pois estou me preparando para a disputa dos campeonatos indoor", afirmou Bekele, que fez neste sábado apenas a sua terceira prova de 15 quilômetros. Nas outras havia conquistado um quarto e um sétimo lugares.

Estreante em terras brasileiras, Bekele também não ligou para o tempo, chuvoso, ou para o trajeto da prova.

"Isso não é difícil [correr com a chuva]. Treinamos e corremos sempre com chuva. O que complicou realmente foram as subidas e descidas", finalizou o campeão da 87ª edição da São Silvestre.

FOLHA