terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Funcionários de estúdios de Hollywood fazem pirataria, diz site


Será que as empresas que são contra a pirataria e o uso de programas de BitTorrent adotam a mesma postura que exigem dos outros?

TorrentFreak descobriu que há piratas em várias empresas da indústria de entretenimento nos EUA, como Sony Pictures, Fox Entertainment e NBCUniversal.

Para chegar à conclusão, o site usou a ferramenta russa YouHaveDownload, que diz rastrear cerca de 20% de todos os downloads públicos. O serviço captura os nomes dos arquivos baixados e o endereço IP vinculado aos downloads. De posse dos números, o TorrentFreak cruzou os dados com endereços IP de grandes companhias para verificar se existia alguém pirateando conteúdo dentro das corporações.

Na sede da Sony, pessoas baixaram a versão mais recente do filme "Conan, o Bárbaro", e o novo álbum do grupo Black Keys. O filme "Super 8" foi pirateado por alguém na Fox.

Um IP registrado para o escritório corporativo do Google em Nova York tinha uma longa lista de torrents, incluindo uma cópia do Windows 7.


O blog holandês Geenstijl utilizou o mesmo processo para revelar que alguém na agência local de coleta de royalties de música Buma/Stemra baixou cópia pirata do jogo Battlefield 3, diz o TorrentFreak. Em nota para a imprensa, a agência diz que seu endereço IP foi alvo de spoofing - grosso modo, um processo de "falsificação" do número. O spoofing permite, por exemplo, que alguém se "disfarce" com o endereço IP de outra localidade (como uma empresa) e engane um sistema (como o YouHaveDownloaded).

O TorrentFreak considera o spoofing nesse caso um cenário improvável, mas bom para "piratas de BitTorrent pelo mundo". "Se é tão fácil falsificar um endereço IP, pessoas que compartilham arquivos [e são acusadas de pirataria] podem usar essa mesma defesa", diz o site.

FOLHA