quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Inflação na zona do euro fica em 3% pelo terceiro mês consecutivo


Os preços na zona do euro subiram 0,1% em novembro, o que deixa a taxa de inflação anual, na comparação com o mesmo mês do ano passado, em 3%. A mesma taxa foi registrada em outubro e setembro, garantindo a estabilidade da inflação na união monetária há três meses.

O indicador foi divulgado nesta quinta-feira pela Eurostat, a agência de estatísticas da região.

No conjunto da União Europeia, a inflação aumentou 0,2% e deixou a taxa interanual em 3,4%, a mesma que em outubro.

Nos últimos 12 meses, a inflação nos 17 países da união monetária passou de 1,9% para 3%. No conjunto dos países da União Europeia, o salto foi de 2,3% para 3,4%.

Os Estados-membros onde a taxa registrou menores aumentos anuais foram a Suécia (1,1%), Malta (1,5%) e Irlanda (1,7%), enquanto as altas mais acentuadas ocorreram na Eslováquia e no Reino Unido (4,8% em ambos os casos).

De acordo com a Eurostat, o setor de transportes acumulou a maior alta dos preços nos últimos 12 meses na zona do euro (5,4%), seguido pelo de habitação (5,3%), bebidas alcoólicas e tabaco (4,3%).

Por outro lado, os setores que contribuíram para conter o aumento geral dos preços foram o de comunicações (com uma queda de 1,7%), lazer e cultura (com leve alta de 0,5%) e educação (que subiu apenas 0,9%).

Considerado apenas o mês de novembro, os maiores incrementos da inflação vieram do setor alimentício, de bebidas, tabaco e bens e serviços variados (que juntos subiram 4%). Já os serviços de hotéis e restaurantes tiveram queda (0,6%).

FOLHA