sábado, 31 de dezembro de 2011

Irmão de recordista mundial vence São Silvestre; brasileiro é 7º


Irmão caçula do fundista e recordista mundial Kenenisa Bekele, o etíope Tariku Bekele, 24, venceu pela primeira vez a tradicional corrida de São Silvestre, que teve sua 87ª edição disputada neste sábado, na capital paulista.

Na liderança da prova desde a largada, na avenida Paulista, ele chegou ao Obelisco do Ibirapuera após 43min35s - marca inferior em 0min23s do recorde da prova, que pertence ao queniano Paul Tergart, em 1995.

Na atual prova paulistana, castigada pela forte chuva em São Paulo, os quenianos vieram na sequência, dominando da segunda até a quarta colocação, com Mark Korir, Matthew Kisorio e Martin Lel, respectivamente. O marroquino Najin El Qady foi o quinto.

Damião de Souza foi o melhor brasileiro na disputa. Chegou na sétima posição. Atrás dele estava Marilson Gomes dos Santos, que neste ano tentava o tetra da São Silvestre.

Tariku é irmão do famoso fundista Kenenisa Bekele, que possuí três ouros olímpicos e uma prata. Também é recordista do Mundial dos 5.000 m e 10.000 m, além de cinco ouros em Mundiais Outdoor e um bronze. O vencedor da São Silvestre acumula no currículo um título dos 3.000 m no Mundial de Valência, em 2008.

VEJA OS CINCO PRIMEIROS E O MELHOR BRASILEIRO:


1º Tariku Bekele (Etiópia)


2º Mark Korir (Quênia)

3º Matthew Kisorio (Quênia)

4º Martin Lel (Quênia)

5º Najin El Qady (Marrocos)


7º Damião de Souza (Brasil)

FOLHA