sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mantega prevê crescimento entre 4% e 5% em 2012


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que a economia brasileira vai crescer entre 4% e 5% em 2012, a depender da evolução do cenário externo.

Segundo ele, as medidas de estímulo adotadas pelo governo desde agosto - como redução de juros e desoneração de algumas operações de crédito, investimento e consumo - vão viabilizar esse desempenho. Para 2011, Mantega espera algo mais perto de 3%.

"Nós devemos ter um crescimento [em 2012] em torno de 4%, mesmo com a crise internacional, e, se a crise diminuir, nós poderemos chegar a 5%", afirmou. "O governo tem instrumentos para fomentar a economia mesmo num cenário adverso internacional", acrescentou.

Segundo Mantega, após quatro meses de atividade fraca entre julho e outubro, a economia voltou a crescer em novembro e dezembro.

"O Natal vai ser bom porque, com quase pleno emprego, os trabalhadores têm salário, têm 13º [salário], e poderão utilizá-lo da melhor forma para terem um bom Natal em 2011", afirmou.

O ministro voltou a dizer que o governo trabalha em mais medidas para estimular a economia, mas não detalhou datas ou setores. No inÍcio do mês, Mantega havia sinalizado com medidas para o setor têxtil. Já o setor automotivo terá um programa de estímulos, com redução de IPI para automóveis com inovações tecnológicas, apenas em 2013 ou 2014, disse ele.

FOLHA