O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta sexta-feira que não faltam dólares nem crédito no mercado brasileiro.
Segundo ele, houve uma redução da liquidez no setor financeiro europeu que causou um encarecimento das linhas de crédito externa, mas que não afetou a oferta de financiamento no Brasil.
Mantega disse que a prova de que não faltam dólares no Brasil é que ninguém aceitou as condições oferecidas ontem pelo Banco Central numa tentativa de venda da moeda americana ao mercado.
"O mercado de dólares está funcionando bem. Não faltam dólares no país e a prova disso foi que ninguém quis entrar no leilão que o Banco Central quis fazer", afirmou.
Mantega disse ainda que as instituições financeiras ficam mais seletivas na liberação de crédito quando há uma crise externa, mas que não estão faltando recursos para financiar o consumo das famílias e os investimento das empresas.
O ministro lembrou também que, caso falte crédito no mercado, o Banco Central pode reduzir os recursos que os bancos têm que deixar retidos junto à autoridade monetária, os chamados compulsórios.
No caso de haver escassez de dólares, ele disse que o Banco Central pode vender dólares da reservas internacionais, que hoje superam US$ 350 bilhões.
As declarações foram feitas durante palesta promovida pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
FOLHA