quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Receita realiza maior apreensão de produtos falsificados


A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira que fez a maior apreensão de produtos falsificados em número de contêineres durante uma única operação do órgão. A delegacia de Itajaí (SC) da Receita Federal apreendeu 13 contêineres com 260 toneladas de material no porto de Navegantes.

O valor de mercado dos produtos supera R$ 50 milhões. Apenas parte da carga de óculos alcança o valor de R$ 4 milhões.

Entre as marcas falsificadas estão Nike, Armani, Dolce & Gabanna, Adidas, Ray Ban, Ferrari, Puma, Tommy Hilfiger, Chanel, Mormaii, Arnette, Ermenegildo Zegna, Oakley e Louis Vuitton. São relógios, camisas, bermudas, tênis, óculos, ternos e bolsas.

Segundo a assessoria de imprensa da Receita Federal, as cargas provenientes da China já vinham sendo monitoradas há tempo e tinham como destino final São Paulo, de onde seriam distribuídas para todo o Brasil.

Havia mercadorias com falsificação grosseiras, mas também refinadas, muito próximas ao original, informou a assessoria. Um lote de lentes de contato falsificadas também foi apreendido.

As empresas importadoras são das cidades do Estado de São Paulo. A Receita Federal está investigando possível relação entre elas.

Após os trâmites processuais, as mercadorias falsificadas serão encaminhadas para destruição.

FOLHA