sábado, 3 de dezembro de 2011

Soldado britânico é condenado por ferir menino afegão

Um soldado britânico foi condenado à prisão e expulso do Exército por ter dado um golpe de baioneta em uma criança no ano passado, no Afeganistão, informou o Ministério da Defesa britânico, confirmando informações divulgadas pelo jornal "The Guardian".

O militar Daniel Crook foi condenado a 18 meses de prisão. Segundo o ministério, na véspera da agressão, que aconteceu em março de 2010, na província afegã de Hermand, Crook tinha sido advertido por médicos por causa da quantidade considerável de vodca que havia consumido.

Mais tarde, sua unidade saiu em uma patrulha e Crook estava armado apenas com duas granadas e uma baioneta, já que o fuzil lhe tinha sido tirado por precaução. A patrulha se chocou com dois cidadãos afegãos de bicicleta, um deles uma criança, na qual Crook aplicou um golpe de baioneta na altura dos rins depois de uma discussão. Ao ser preso, o soldado se disse incapaz de explicar o gesto.

Os pais do menino Haji Shah Zada disseram ao jornal que receberam o equivalente a US$ 800, mas nenhum pedido de desculpas do Exército britânico. O menino ainda não pode voltar para a escola, por causa do ferimento.

FRANCE PRESS/FOLHA