domingo, 18 de dezembro de 2011

Último comboio com soldados americanos deixa o Iraque

Os últimos soldados americanos que estavam no Iraque deixaram o país na manhã deste domingo em direção ao Kuait. Com a retirada das tropas, os Estados Unidos colocam fim a mais de nove anos de presença militar no país árabe.

A TV iraquiana mostrou imagens da última frota de veículos militares americanos que cruzava a fronteira entre o Iraque e o Kuait.

Na semana passada, o Exército americano entregou os últimos prisioneiros que tinha em custódia às autoridades iraquianas que, na sexta-feira (16), assumiram o controle da última base militar que ainda estava em poder dos EUA.

No último dia 15, a retirada americana foi marcada de maneira simbólica, com o recolhimento da bandeira em cerimônia em Bagdá, da qual participou o secretário de Defesa americano, Leon Panetta.

Com o pacto de segurança assinado entre Washington e Bagdá há três anos, ambos os países acertaram a retirada para o final deste ano.

Uma coalizão internacional, liderada por EUA e Reino Unido, invadiu o Iraque no dia 20 de março de 2003 para derrubar o então ditador Saddam Hussein, dando início a uma guerra que matou cerca de 100 mil civis e mais de 4.400 soldados americanos.

Saddam foi capturado em dezembro de 2003 e executado na forca três anos depois.

OBAMA

Dar fim à guerra foi uma das promessas que ajudaram Barack Obama a chegar à Presidência em 2008, e permite que a Casa Branca foque no Afeganistão e na crise econômica doméstica. No entanto, críticos acusam Obama de usar o fim da guerra para dar força à sua campanha para a reeleição em 2012.


Obama disse na quarta-feira que os Estados Unidos devem "aprender as lições da guerra" que lançaram no Iraque. Segundo ele, o conflito custou mais de US$ 1 trilhão. No entanto, ele afirmou, ao mesmo tempo, que houve "feitos extraordinários", durante ato em homenagem aos combatentes.

Marcando o final da retirada das tropas americanas no país árabe, Obama lembrou o "pesado custo" da guerra e disse que os americanos devem "aprender as lições" do conflito, que gerou divisões no mundo inteiro. O presidente deu as boas-vindas à parte dos soldados que voltaram do Iraque.

Falando aos soldados em Fort Bragg, na Carolina do Norte, Obama afirmou que desejava marcar "o momento histórico para o país e o Exército".

"Como seu comandante e em nome da nação, estou orgulhoso de finalmente dizer essas palavras: Bem-vindos de volta, bem-vindos de volta", disse o presidente a milhares de homens aglomerados em um hangar.

Obama disse ainda que "o futuro do Iraque ficará agora nas mãos de seu povo", lembrando que se trata do "fim de uma guerra que durou muito tempo", e que herdou de seu predecesor na Casa Branca, George W. Bush.

FOLHA