terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Belga Peter Praet é nomeado economista-chefe do BCE


O belga Peter Praet foi nomeado nesta terça-feira economista-chefe do BCE (Banco Central Europeu), um posto chave em plena crise da zona do euro --ao qual aspiravam também Alemanha e França - após uma reunião do diretório.

Outros dois membros do diretório, o francês Benoît Coeuré e o alemão Jorg Asmussen, aspirantes ao cargo e apoiados por seus governos, se ocuparão respectivamente das atividades de mercado e do âmbito internacional, disse o BCE em um comunicado.

A designação de Praet é considerada como uma solução de compromisso.

"Peter Praet será responsável pela economia, pelos recursos humanos, pelo orçamento e da organização" do BCE, entre outros assuntos, disse a instituição em um comunicado.

A decisão tomada sob a autoridade do presidente do BCE, Mario Draghi, era altamente estratégica.

O BCE tem sido pressionado pelos mercados para que passe a intervir massivamente para salvar os Estados endividados, em plena crise da dívida, mas a instituição se nega a atender esses pedidos em nome de sua independência e das premissas básicas de suas funções, que são referentes ao controle da inflação.

Praet, de 62 anos, nascido na Alemanha e diplomado pela Universidade de Bruxelas, foi diretor do Banco Nacional da Bélgica.

FRANCE PRESS/FOLHA