terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sem novo pacote de ajuda, Grécia pode sair da zona do euro


O governo grego advertiu nesta terça-feira que o país pode ser forçado a sair da zona do euro, caso falhem as negociações em torno de um segundo pacote de ajuda financeira, pelos organismos internacionais.

Para se habilitar a este novo pacote, o país tem que acertar com seus credores um perdão de pelo menos 50% da dívida total. Sobre a questão, o porta-voz Pantelis Kapsis já disse que as negociações dos próximos três ou quatro meses serão decisivas.

Depois do acordo firmado em maio de 2010, quando o país mediterrâneo recebeu os primeiros aportes do FMI e da União Europeia, um novo acordo foi negociado em outubro, mas ainda está pendente de confirmação.

"Este acordo notório de empréstimo deve ser assinado, de outra forma, nós vamos ficar de fora dos mercados, fora do euro e as coisas vão ficar muito pior", disse Kapsis, em uma entrevista à rede privada Skai TV.

O porta-voz acrescentou que novas medidas de austeridade fiscal podem ser necessárias para fechar o novo pacote, que pode alcançar € 130 bilhões (cerca de US$ 169 bilhões).

FOLHA