segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Crise financeira nos EUA faz brasileiros voltarem para Minas


A crise econômica nos Estados Unidos está fazendo com que brasileiros que vivem ilegalmente naquele país retornem para o Brasil. A maioria afirma ter se frustrado com a falta de oportunidades e volta sem economias.

Um desses brasileiros é Gilberto Reis, 31, que voltou dos EUA para Governador Valadares (MG) há dois meses. Ele trabalhou dez anos como pedreiro na região de Boston (Massachusetts) com a ideia de juntar dinheiro para melhorar de vida no Brasil, mas afirma que os amigos que ficaram no Brasil estão em situação melhor.

A cidade de Governador Valadares já foi o epicentro da emigração ilegal brasileira e era chamada de "Valadólares" nos anos de 1980 e 1990. Apesar disso, a reportagem esteve na região na semana passada e ouviu dezenas de relatos de quem chegou agora sem conseguir "fazer a América".

Também há frustração de quem estava na Europa. Com sotaque que destoa da zona rural de Sardoá, próximo a Valadares, vive Sandro Araújo, 23, que morou em Portugal e voltou para casa após passar 2011 amargando filas diárias em centros de emprego.

FOLHA