sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os carros com os donos mais satisfeitos

São Paulo – O Hyundai i30 é o carro mais bem-avaliado pelos próprios donos, segundo a pesquisa “Os Eleitos” realizada pelo instituto GfK e a revista Quatro Rodas, da Editora Abril. Foram entrevistadas 2.931 pessoas que possuem algum dos 40 modelos incluídos na pesquisa – os mais vendidos do Brasil. O levantamento buscou relacionar quanto os consumidores esperam do automóvel que compraram com até que ponto essa expectativa é realmente atingida. A vitória do i30 foi a primeira de um modelo importado nos 11 anos em que foi feito o ranking de satisfação dos consumidores brasileiros. Nos dez anos anteriores, somente carros da Renault e da Honda fabricados no Brasil chegaram ao topo do pódio. Importado da Coreia do Sul, o Hyundia i30 também foi campeão na categoria de hatches médios.
Segundo carro mais vendido do Brasil, atrás apenas do Gol, o Novo Uno foi completamente renovado em 2010. A mudança agradou os consumidores e garantiu ao modelo a liderança entre os hatches compactos de entrada – a categoria também incluiu o Renault Clio, o Chevrolet Celta, o Peugeot 207, o Ford Ka, o Fiat Mille, o Fiat Palio e o VW Gol G4. O que sempre agradou no Novo Uno foi o design. Na época do lançamento, a Fiat deixou claro que a ideia era essa mesma: renovar o Uno de forma torná-lo novamente atrativo para o público jovem e ao mesmo tempo manter o Mille em linha para agradar quem precisa de um carro robusto e barato.
Carro mais vendido da Renault no Brasil, com mais de 80.000 unidades comercializadas em 2011, o Sandero é outro campeão de satisfação. O veículo é queridinho principalmente do público jovem. Na pesquisa, ele chegou ao primeiro lugar entre os hatches compactos premium, em uma categoria em que também concorriam o Fiat Punto, o Chevrolet Agile, o Citroen C3, o Volkswagen Fox, o Chevrolet Corsa e o Ford Fiesta.
Novamente o Honda Fit foi a minivan mais bem-avaliada pelos proprietários brasileiros. O carro é um sucesso de vendas em diversas países e faz sucesso até nos Estados Unidos, onde os consumidores costumam preferir carros maiores. No Brasil, o Fit também é líder de mercado em sua categoria, com mais de 28.000 unidades comercializadas em 2011.
A Volkswagen Saveiro foi, pelo segundo ano seguido, apontada pelos entrevistados na pesquisa como a melhor picape leve do país. O modelo, desenvolvido a partir da mesma plataforma do Gol e do Voyage, agrada muito quem precisa de espaço para carga, mas curiosamente vende muito menos do que a Fiat Strada. A picape da montadora italiana teve mais de 118.000 unidades comercializadas no ano passado, o que lhe garantiu o posto de quinto carro mais vendido no Brasil, atrás apenas do Gol, Uno, Celta e Classic. Já o modelo da Volks alcançou vendas de mais de 71.000 unidades.
Picape média que mais agrada os consumidores brasileiros, a Toyota Hilux é o modelo mais caro entre todos os vencedores dessa lista. O carro só é vendido com tração 4X4 e custa 83.000 reais com cabine simples e ao menos 90.000 reais com cabine dupla. Apesar de agradar os proprietários, a Hilux perde para a Chevrolet S10 em vendas no mercado brasileiro.
Dentro da pesquisa “Os Eleitos”, a revista Quatro Rodas costuma avaliar peruas e SUVs dentro de uma mesma categoria. Neste ano, quem despontou na frente foi a Fiat Palio Weekend. Em primeiro lugar, é curioso que mesmo com a forte expansão dos SUVs no mercado brasileiro, tenha sido uma perua a mais bem-avaliada na pesquisa. Outro fato a se notar é que, nas lojas, o Palio Weekend perde feio para a Ford Ecosport, que vendeu cerca de 16.000 unidades a mais no ano passado.
Além do Sandero, a Renault também emplacou o Logan no ranking “Os Eleitos”. O modelo foi o mais bem-avaliado entre os sedãs compactos. Desde que foi lançado no Brasil, o Logan sempre se destacou por possuir excelente espaço interno e de porta-malas quando comparado aos carros do mesmo segmento. Desenvolvido para mercados emergentes pela Renault, o carro possui um menor número de peças e gera menos despesas com manutenção.
O Kia Cerato não apareceu apenas como o melhor sedã médio na pesquisa como também foi o segundo mais bem-avaliado pelos proprietários no ranking geral, atrás apenas do Hyundai i30. O carro importado da Coreia do Sul custa a partir de 53.400 reais, mas pode ter reajustes agora que entrou em vigor o aumento do IP sobre os carros trazidos de fora do Mercosul e do México.

EXAME