terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Polícia Federal indicia funcionários do Colégio Christus por vazamento do Enem


A Polícia Federal no Ceará indiciou dois funcionários do Colégio Christus, de Fortaleza, pelo vazamento para alunos da instituição de questões do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A acusação é de estelionato.

Os indiciados são o professor da instituição Jahilton Mota e um funcionário, que não teve seu nome revelado pela PF. Esse último teria sido responsável pela aplicação de um pré-teste do Enem no colégio cearense em 2010, um ano antes da realização dessa edição do exame nacional.

Uma semana antes da aplicação do Enem, os alunos do colégio Christus tiveram contato com as questões copiadas do pré-teste. Segundo a PF, 14 delas eram idênticas às que apareceram posteriormente no Enem.

O inquérito da PF também concluiu que a Fundação Cesgranrio teria terceirizado a aplicação do pré-teste, ao deixar para o Colégio Christus a responsabilidade por contratar os fiscais de prova.

O documento foi finalizado na sexta-feira da semana passada e entregue ao Ministério Público Federal do Ceará.

A Fundação Cesgranrio afirma que não teve contato com o relatório final da PF, mas nega ter terceirizado a aplicação do pré-teste, "até porque a aplicação das provas é apenas uma das atribuições do projeto".

No entanto, a fundação reconhece que houve por parte de representantes da Cesgranrio no Ceará "uma atitude inadequada quanto ao procedimento usual que é a cessão de apenas uma parte da equipe de fiscalização à instituição onde se realizam as provas".

"Uma possível explicação para essa descabida atitude seria sua crença que a observância a preceitos éticos fosse prevalecer sobretudo por envolver uma tradicional instituição de educação", informou em nota.

O Colégio Christus foi procurado no fim da tarde desta terça-feira, mas por enquanto não se pronunciou.

FOLHA