quarta-feira, 25 de abril de 2012

BC dos EUA mantém final de 2014 como prazo para elevar juros


O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) repetiu nesta quarta-feira sua promessa de deixar as taxas de juros estáveis até pelo menos o final de 2014, mas deu poucas dicas sobre se poderá oferecer mais estímulos neste ano.

O Fed descreveu a economia como se expandindo moderadamente, exatamente como fez em março, e disse que a taxa de desemprego caiu, mas continua elevada.

O setor imobiliário apresentou alguma melhora, mas continua deprimido. Sobre a inflação, os dirigentes do Fed reconhecem alguns repiques nos últimos mas que foi somente temporário.

"No longo prazo, o crescimento econômico se recuperará", afirma o colegiado de dirigentes do Fed em seu comunicado oficial. A autoridade monetária ainda prevê a manutenção da taxa básica de juros "excepcionalmente baixa" até o final de 2014 ao menos.

A decisão já era esperada por boa parte dos especialistas econômicos.
Como nas reuniões anteriores, o dirigente do Fed (a divisão regional de Richmond) Jeffrey Lacker foi a única voz dissonante. Conforme o comunicado, ele não acredita que as condições econômicas vão garantir que a taxa de juros permaneça tão baixa por muito mais tempo.

O presidente do BC americano, Ben Bernanke, vai se reunir com jornalistas ainda hoje para fornecer avaliações mais elaboradas sobre a decisão da autoridade monetária.

REUTERS/ASSOCIATED PRESS/FOLHA