terça-feira, 10 de abril de 2012

Corrida pelo luxo atrai R$ 500 milhões em investimentos a São Paulo


A abertura do novo shopping JK Iguatemi, inicialmente prevista para 19 de abril e adiada para maio, marca o acirramento da disputa pelas grifes de luxo no país, mercado que vai atrair quase R$ 500 milhões em investimentos apenas na capital paulista.

De um lado estão R$ 322,3 milhões investidos pelo grupo Iguatemi, com 189 lojas e 20 marcas internacionais que chegam ao país, entre elas nove de luxo. De outro, o shopping Cidade Jardim, controlado pela JHSF, que investe R$ 160 milhões na ampliação para dez novas grifes.

A previsão do mercado de luxo é crescer entre 12% e 15% neste ano e superar o resultado de 2011, quando movimentou cerca de US$ 10 bilhões (R$ 18 bilhões) e expandiu 11,5% em relação a 2010.

O gasto médio dos consumidores, que representam 1,2% da população, é de R$ 3.500 por compra.

"Quanto mais marcas novas e únicas, maior é a garantia de ter mais pessoas no shopping. Além de clientes cativos, outros querem novidades", diz Silvio Passarelli, do programa de Gestão do Luxo da Faap.

Na lista das marcas que chegam ao país e abrem sua primeira loja no JK estão as francesas Lanvin (feminina e acessórios), Goyard (malas e bolsas) e Van Cleef & Arpels (joias), a italiana Panerai (relógios) e as suíças Jaeger-LeCoultre e IWC (relógios masculinos de luxo), entre outras.

Daslu, TopShop, Zara e Zara Home e Livraria da Vila terão espaços com mais de 1.000 metros quadrados - serão as "âncoras".

"As clientes estão esperando essa nova loja. Vai atender quem mora na região e o público de Morumbi, Jardins e Itaim", diz Patrícia Cavalcanti, diretora de marketing da Daslu, que ficará no piso térreo e ocupará um espaço entre a Chanel e a Louboutin.

EM EXPANSÃO

No Cidade Jardim, estarão a suíça Tag Heuer (relógios), as francesas Balmain (roupas), Cartier (joias) e Christian Dior (de prêt-à-porter a acessórios) e a italiana Miu Miu (sapatos, bolsas e acessórios), entre outras.

"Nossa expansão já estava prevista para 2013. Com a vontade da Louis Vuitton de crescer, antecipamos para acomodar outras marcas", diz Ana Auriemo de Magalhães, diretora do JHSF.

O grupo JHFS também lança em 2013 um outlet, o Catarina Fashion, em São Roque (66 km de SP), para "escoar" a produção de marcas internacionais. São 120 lojas, investimento de R$ 80 milhões.

FOLHA