sexta-feira, 6 de abril de 2012

Estúdio revela segredos de filmagem da série 'Harry Potter'


Revelar o segredo do truque estraga a mágica? Talvez não no recém-inaugurado Warner Bros. Studio Tour London - The Making of Harry Potter, nos estúdios da Warner em Leavesden, a pouco mais de 30 km de Londres.

Ali, onde foram filmados todos os oito filmes da série, os fãs do bruxinho podem ver cenários, figurinos e bonecos mecânicos usados nos longas - e a riqueza de detalhes é tal que vê-los fora de cena não desmancha a aura de magia que ganharam na tela.

Inanimada e menor que no filme, Aragog, a aranha gigante que ataca Harry Potter (Daniel Radcliffe), permanece assustadora. Buckbeak, o hipogrifo de Hagrid (Robbie Coltrane), também é consideravelmente menor do que aparenta ser na tela, mas apresenta movimentos impressionantes. E ambos são tão realistas como nos filmes.

Após uma apresentação sobre o estúdio e os filmes, os visitantes adentram o Grande Salão da escola de Hogwarts, onde as grandes mesas exibem rabiscos dos "alunos". O impressionante teto, porém, está faltando -o modelo utilizado, muito menor que o salão, pode ser visto no espaço adjacente.

Entre os cenários, é possível observar, por exemplo, o quarto de dormir de Harry em Grifinória, o escritório do professor Dumbledore (Michael Gambon), a cabana de Hagrid, a sala de poções e o escritório da professora Umbridge, todo em rosa e tons de violeta.

Um dos locais mais interessantes - e reveladores - é o "Creature Effects Workshop", onde criaturas mecânicas se misturam a máscaras, cabeças de personagens e até modelos em tamanho real de Harry, Ron (Rupert Grint), Hermione (Emma Watson), Hagrid e Dumbledore.

Os visitantes também podem caminhar pelo Beco Diagonal, onde ficam a loja de varinhas mágicas Ollivander e o Empório das Corujas.

No quesito detalhes, impressiona o modelo do castelo de Hogwarts, feito para tomadas aéreas, construído por 86 artistas e membros da equipe, e depois reconstruído e alterado ao longo das gravações dos filmes. O modelo, que tem cerca de 15 metros de diâmetro, é detalhista ao ponto de ter dobradiças em todas as portas.

Os preços, porém, não foram alterados por toque de mágica: custam salgados £ 28 (R$ 82,35) para adultos e £ 21 (R$ 61,80) para crianças.

FOLHA