sábado, 21 de abril de 2012

Jean-Luc Mélenchon empolga a 'esquerda da esquerda' francesa


A vitória do socialista François Hollande, prevista pelos institutos de pesquisa no segundo turno, 6 de maio, vencendo Nicolas Sarkozy, vai depender em grande parte dos eleitores de Jean-Luc Mélenchon, terceiro colocado.

Ex-senador do Partido Socialista, ex-ministro do governo Lionel Jospin e atualmente deputado europeu pelo Parti de Gauche (Partido de Esquerda), o ex-trotskista Mélenchon passou no último mês do quinto lugar para o empate técnico com Marine Le Pen (extrema direita) em terceiro, dobrando seu percentual até atingir por volta de 14% das intenções de voto.

Espantalho da direita por ser aliado dos comunistas, Jean-Luc Mélenchon pertencia à ala esquerda do Partido Socialista até 2008, quando criou o Parti de Gauche. Para esta eleição, seu partido formou uma coalizão com o Partido Comunista Francês (1,93% na última eleição presidencial) e surgiu o Front de Gauche (Frente de Esquerda), que desperta grande entusiasmo na "esquerda da esquerda francesa".

A ascensão do Front de Gauche se consolidou com a Marcha da Tomada da Bastilha, dia 18 de março, quando milhares de franceses, bandeiras vermelhas nas mãos, fizeram uma passeata da Place de la Nation até a histórica Place de la Bastille, onde Mélenchon fez um discurso para cerca de 120 mil pessoas conclamando seus partidários à "insurreição cidadã", que pretende dar o poder ao povo através de uma constituinte que criará a Sexta República.

No mês de fevereiro, com a constante ascensão do candidato da esquerda unida e seu discurso radical encontrando eco num momento de crise econômica, a assessoria de Mélenchon organizou uma entrevista coletiva para a imprensa estrangeira para que ele detalhasse seu programa e respondesse a jornalistas do mundo inteiro ávidos por entrevistas.

Mélenchon já esteve frente à frente com François Hollande na disputa pela direção do Partido Socialista, em 1997. Hollande ganhou, dirigiu o partido por onze anos, mas a campanha afastou os dois socialistas, que nunca esconderam suas divergências. Agora, o perdedor de 1997 vai ser o fiel da balança no segundo turno. Seu crescimento no último mês despertou preocupações no campo socialista e júbilo entre os partidários de Sarkozy. Os socialistas fazem malabarismos verbais, sem usar a expressão voto "útil", para frisar a necessidade de reforçar Hollande desde o primeiro turno "para vencer Sarkozy". Para o deputado europeu Daniel Cohn-Bendit, ex-enfant terrible de Maio de 68, o crescimento de Mélenchon "é o que pode haver de melhor para Nicolas Sarkozy".

Dia 2 de abril, Mélenchon recebeu num teatro de Paris o apoio de artistas e intelectuais à sua candidatura. O midiático psicanalista e cineasta Gérard Miller comparou os socialistas a crianças que precisam ser vigiadas. 

"Quando não tem ninguém mais à esquerda deles, acabam indo na direção da direita. Para mim, o voto útil nessa eleição não é Hollande mas Mélenchon".

A socióloga Monique Pinçon-Charlot, coautora do livro "Président des riches" (sobre o mandato de Sarkozy) vibra com o programa de Mélenchon. Ela festeja sua cultura de professor de filosofia, seu talento de orador que cita Victor Hugo em seus discursos, além da vocação de pedagogo que explica como fazer mudanças e por que fazê-las. Outros, como a presidente do Medef, a poderosa federação dos patrões da indústria francesa, Laurence Parisot, pensam que Mélenchon "está mais para herdeiro de uma forma de terror (da Revolução Francesa) que dos belos valores da Revolução".

O objetivo de Mélenchon é reconquistar o voto operário, que já foi do Partido Comunista e que Marine Le Pen seduz com promessas de políticas protecionistas e xenofóbicas. Se apresentando como a "candidata antissistema", ela foi chamada de "semi-demente " por Mélenchon, por fazer promessas absurdas. Mas numa campanha em que até Sarkozy, depois de cinco anos de mandato ultraliberal, se apresenta como o candidato antissistema, o candidato de ruptura é Jean-Luc Mélenchon, cujo slogan é "Tomem o poder" (Prenez le pouvoir). Seu programa prevê o aumento do salário mínimo imediatamente para 1700 euros brutos mensais por 35 horas de trabalho (hoje é 1398 euros brutos) e 1700 euros líquidos no final do mandato, além do retorno da aposentadoria aos 60 anos, abolida por Sarkozy.

Enquanto François Hollande propõe aumentar a alíquota de imposto para 75% sobre ganhos superiores a um milhão de euros por ano, Mélenchon diz que, se eleito, o Estado vai taxar em 100% tudo que o contribuinte ganhar acima de 360 mil euros por ano. Com essa política fiscal, pretende financiar o aumento do salário mínimo, a volta da aposentadoria aos 60 anos, recuperar os serviços públicos devastados por Sarkozy, além de construir moradias populares.

O sociólogo Gérard Mauger acha que os socialistas se alinharam demais às teses neoliberais com o álibi da construção europeia ou da globalização. Para ele, Mélenchon remobiliza um eleitorado popular que se afastara das urnas. Mas a maior ameaça para todos os candidatos é a abstenção que, segundo previsões, pode chegar a 30% do eleitorado.

FOLHA