domingo, 15 de abril de 2012

Talebans atacam no Afeganistão e invadem hotel em Cabul


Comandos talebans lançaram neste domingo ataques com lança-granadas e rifles automáticos na capital afegã, Cabul, e nas cidades orientais de Jalalabad e Pul-i-Alam, e alguns deles estão entrincheirados em prédios, informaram à agência Efe diversas fontes.

O chefe da Polícia da capital, Mohammed Zahir, disse que um grupo de insurgentes entrou em um hotel, o Cabul Star, que fica perto das delegações diplomáticas do Reino Unido, do Irã e da Turquia, e a partir dali estão atacando os prédios próximos.

"Homens armados estão lançando foguetes e disparando a partir do hotel Cabul Star contra a embaixada do Reino Unido e a residência do embaixador britânico", indicou a Efe uma testemunha.

Outro policial garantiu que um segundo grupo de insurgentes está escondido em um prédio em construção nas proximidades do Parlamento afegão, contra o qual estão disparando.

Contingentes das forças de segurança afegãs presentes nas imediações dos pontos atacados interromperam o trânsito.

Ao menos quatro explosões ocorreram em Jalalabad, capital da província de Nangarhar, onde insurgentes estão atacando uma sede das forças da Otan, declarou a Efe o porta-voz do governador regional, Ahmad Zia Abdulzay.

Na capital da vizinha província de Logar, Pul-i-Alam, um pequeno comando Taleban invadiu um prédio do Governo e a partir de lá está lançando seus ataques contra as forças de segurança.

TALEBANS

O movimento fundamentalista islâmico Taleban reivindicou estes ataques múltiplos.

"Há mais vítimas no bando inimigo", ressaltou em mensagem de celular enviada a Efe o porta-voz insurgente Zabihullah Mujahid.

A tática de ataques múltiplos, lançados por comandos de insurgentes, é habitual dos Talebans e a capital afegã foi palco de inúmeros.

A última grande investida deste tipo em Cabul ocorreu em de setembro. O alvo foi a embaixada dos EUA e o quartel da Otan, sete morreram.

A guerra afegã está em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos e queda do regime Talebans no fim de 2001.

A insurgência Taleban anunciou nesta semana que ultima uma nova estratégia para sua habitual ofensiva de primavera, quando tradicionalmente recrudescem os combates no país asiático diante da chegada do tempo bom.

As forças internacionais começaram em julho a retirada gradual do Afeganistão e a passar a competência da segurança ao Exército e à Polícia afegãos.

Este processo deverá concluir em 2014 se forem cumpridos os prazos previstos.

EFE/FOLHA