quinta-feira, 17 de maio de 2012

Correntistas sacam US$ 1,3 bilhão de banco espanhol Bankia com temor de perdas


Correntistas do banco espanhol nacionalizado Bankia já sacaram mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão) da instituição na última semana, em um sinal da pouca confiança que o banco tem despertado, informou o El Mundo.

O fraco desempenho da economia espanhola contribuiu para a correria aos bancos. Dados publicados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol apontam que o país entrou em recessão após ver a sua economia cair 0,3% entre janeiro e março e somar dois trimestres consecutivos de contração.

As ações do Bankia chegaram a cair 26% nesta quinta-feira e às 8h10 de Brasília reduziam as perdas para 17%.

O recém-nomeado presidente de conselho, Jose Ignacio Goirigolzarri, informou em reunião na quarta-feira sobre a saída de fundos do banco, informou o El Mundo, citando informações do encontro a que teve acesso.

O Bankia, o Banco da Espanha e o Ministério da Economia se negaram a comentar a notícia.

O governo espanhol assumiu em 9 de maio o controle do Bankia, o quarto maior banco do país, na tentativa de minimizar as preocupações sobre a capacidade da instituição de lidar com as perdas relacionadas ao estouro da bolha imobiliária em 2008.

RECESSÃO

Os dados da economia espanhola apontam que houve queda de 2,6% do volume de investimentos e de 0,9% das exportações, com estagnação do consumo e cortes nos gastos públicos.

Também houve uma baixa expressiva nos índices de emprego, com uma queda anualizada de 3,8%, o que representa uma redução líquida de 655 mil postos de trabalho.

FOLHA