terça-feira, 1 de maio de 2012

Dona do BlackBerry aposta em aplicativos para reconquistar mercado



Numa aposta para reconquistar mercado perdido, a RIM, fabricante da BlackBerry, entregou a desenvolvedores um modelo incompleto do seu novo smartphone.

A ideia é que eles já comecem a trabalhar na criação de aplicativos para o aparelho, um detalhe que será essencial para garantir competitividade quando o modelo chegar ao mercado mais adiante neste ano.

A escassez de aplicativos é apontada como um dos principais motivos que levaram a fabricante a perder participação de mercado para aparelhos da Apple e equipamentos com o sistema operacional Android, do Google.

A RIM tinha uma fatia de 8,8% do mercado mundial de smartphones no quarto trimestre, de acordo com a agência de pesquisa Gartner, uma queda ante 14,6% no mesmo período no ano anterior. Diante da desaceleração nas vendas, a empresa teve prejuízo de US$ 125 milhões no período.

O protótipo do BlackBerry 10 distribuído a desenvolvedores no encerramento de sua conferência não tem teclado físico - uma das características mais marcantes dos telefones da RIM - e lembra uma versão menor do tablet da empresa, o PlayBook.

De tão preliminar, a versão oferecida no evento não faz ligações. A RIM explicou que está fazendo isso para evitar problemas e garantir que quando o aparelho chegue ao mercado já tenha uma rede de aplicativos madura.

FOLHA