terça-feira, 1 de maio de 2012

Vendas da Avon no Brasil caem 4% diante de maior concorrência


As vendas da Avon no Brasil encolheram 4% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado em movimento contrário ao apresentado pelo México, onde houve crescimento de 2%, e pela Venezuela, com forte expansão de 26%.

A receita total na América Latina cresceu 1%, para US$ 1,138 bilhão de janeiro a março deste ano. O lucro operacional na região caiu 64%, para US$ 50 milhões. 

A fabricante americana de cosméticos informa em seu site que "as vendas no Brasil foram impactadas negativamente por competição crescente".

No segmento de produtos de beleza, as vendas no Brasil empataram com o apurado no primeiro trimestre de 2011. Na categoria de produtos para casa e de moda a Avon registrou "pedidos abaixo da média, devido a preços não competitivos".

A margem operacional na operação latino-americana "também foi impactada negativamente por inflação maior dos salários no Brasil, na Argentina e na Venezuela".  A empresa também informou que continua investindo nas atividades diretamente associadas às suas vendedoras e líderes, no Brasil.

A América Latina, com destaque para o Brasil, é o onde a Avon mais faturou no primeiro trimestre e única região onde registrou crescimento de receita. Nos demais mercados (América do Norte, Europa, África, Ásia-Pacífico) a empresa teve queda nas vendas.

A receita global da companhia caiu 2%, para US$ 2,6 bilhões, e o lucro líquido despencou 82%, para US$ 26,5 milhões. A América Latina representou quase 44%¨das vendas da Avon no primeiro trimestre.

VALOR/FOLHA